Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

Como havia prometido no post do dia 1 ("Uma andorinha não faz a primavera"), volto para falar sobre o posicionamento.

 

O posicionamento no meio empresarial, é entendido como o conjunto de traços de uma empresa (ou produto), não só evidentes, como distintivos face à concorrência. Visto assim, podemos então falar de uma imagem que o público-alvo associa a essa empresa, fruto da forma como esta se relaciona com o seu mercado.

 

O posicionamento é resultado da definição da estratégia de marketing (ou comunicação), que a empresa pretende tomar. 

 

Essa estratégia só faz sentido após a análise do meio envolvente, da concorrência, do mercado e, não esquecer, da própria empresa.

 

Posto isto, proponho agora que substitua empresa por candidatura e produto por candidato.

Já sei que há quem não goste da comparação, mas faz sentido.

 

Voltarei noutra altura, para "pensar alto" sobre o posicionamento político para as autárquicas em Abrantes.



publicado por notasdeabrantes às 19:57 | link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De tz a 11 de Fevereiro de 2009 às 01:24
Na actual crise mundial são evidentes as fracas imagens de distintas empresas, bem posicionadas, em função de grandes estratégias, que faziam sentido após a análise (que faziam? ou não? havia uma certa sobranceria…) do meio envolvente, da concorrência, do mercado, da própria empresa …
Uma posição, um marketing, um produto, hoje não garante vendas.
Hoje tudo muda depressa, há instabilidade, os consumidores reformulam as suas necessidades. As empresas têm que adivinhar essas necessidades, têm que ser criativas, têm que tentar, têm que produzir variedade, aumentar a velocidade de acção/reacção. As empresas que passam o tempo a olhar para a sua imagem atrasam-se. Hoje são os clientes que mandam.


Comentar post

mais sobre mim
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Até outro dia!

Os Tribalistas

Manuela já tem sucessor

Placard Informativo

Empresas que mexem

Portas-Abertas nos Bombei...

O Campo dos Media

Para pensar

A Comunicação como apoio ...

A política de Portas-Aber...

arquivos

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

visitas
blogs SAPO
subscrever feeds